Postagem em destaque

Edição 8 online!

Aewww depois de 2 anos tem capítulo novo no ar! Aleluia! \o/ link direto:  http://issuu.com/yumimoony/docs/sigma_pi_08_-_completo No...

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Por trás da química em Sigma Pi - parte 1

Inaugurando a coluna do blog! \o/ Aew!

Peço desculpas pela demora, esse texto já estava pronto desde o mês passado mas só agora resolvi revisar e postar no blog. Pretendo deixar a coluna semanal pra ter algum movimento no blog, e sugestões do que vocês gostariam de ver por aqui também são bem-vindas! =)


Essa semana irei falar das ideias e inspirações pro conceito que foi abordado na edição 1, sobre átomo e matéria.




Lembro que a princípio queria fazer cada capítulo abordando um capítulo de um livro de química geral. Fora que como era o prólogo, introdução da história e tudo mais, achei que falar sobre átomo e matéria seria uma boa pra introduzir não só o conceito de química, como também o porquê que a química existe, e num contexto mais simplificado, podemos resumir a química ao estudo das interações entre os átomos.

Usei duas fontes pra pesquisar o conceito sobre a definição de átomo e matéria: o primeiro deles foi o livro “Química geral - um curso universitário”, de Bruce Mahan e Rollie Myers. O segundo foi o livro “Princípios de Química”, de Peter Atkins e Loretta Jones.
Geralmente quando vou consultar alguma fonte de referência pra ver algum conceito de química, pego pelo menos 2 fontes pra poder comparar a informação. Deve-se tomar cuidado com textos da internet, já que pode conter alguma informação errada e/ou distorcida.

No geral, pra conceitos pesquiso a informação em livros ou artigos científicos e referência de experimentos, em livros de experimentos e vídeos.
E NUNCA FAÇA CTRL+C E CTRL+ V no texto dos outros, pois isso é plágio!
Se vale pra desenho, vale também pra busca de informação e pra todo o resto de material que seja autoral.

O Colombo foi introduzido como “personagem misterioso” justamente pra explicar sobre o que são átomos e matéria, exemplificando o assunto com uma pedra, que simboliza a matéria. Ao quebrá-la, ele faz uma analogia com a divisão da matéria, que é dividida até chegar um ponto em que não é mais possível, tendo assim, os átomos.

Curiosidades sobre o vidro



Além do assunto principal - a explicação sobre átomos e matéria e sobre o que é a química - achei interessante fazer uma analogia com o vidro, e nesse caso escolhi a Branca pra falar do estado físico do vidro de uma forma mais...poética.
Isso foi inspirado no mangá de Honey and Clover, de Chika Umino, que tem várias passagens em que a autora usa de metáforas pra falar de sentimentos, e achei que poderia -ao menos tentar- fazer algo parecido, só que usando alguns conceitos químicos.
Já teve gente que achou estranho, mas teve gente que gostou. XD então fico meio dividida quanto a isso hauahua

Enfim, deixando o lado poético de lado, a inspiração pra colocar o fato de que o vidro é um sólido amorfo veio de uma aula em que o professor mencionou os vitrais usados em igrejas antigas, e que há relatos de que o líquido ainda escorre neles, apesar de não haver uma comprovação científica sobre isso <http://www.brasilescola.com/quimica/o-vidro-solido-ou-liquido.htm>. Aí achei legal fazer o comentário de que o vidro é uma “espécie de líquido que parou no tempo”.

Por enquanto é isso, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre parte química do Sigma Pi!
Semana que vem tem mais! /o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...