Postagem em destaque

Edição 8 online!

Aewww depois de 2 anos tem capítulo novo no ar! Aleluia! \o/ link direto:  http://issuu.com/yumimoony/docs/sigma_pi_08_-_completo No...

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Por que fazer quadrinhos?

Bom, como fazia tempo que não tinham meus posts malucos falando de coisas aleatórias sobre o zine, resolvi escrever um, mas desta vez, um pouco diferente.

Na verdade, a inspiração veio por conta deste post do Fábio Sakuda:


Onde ele traduz algumas palavras de um mangaká pros motivos/desculpas que o pessoal dá por não começar seus projetos em mangá.
Uma das coisas que eu achei muito interessante é que muita gente diz não fazer logo algum projeto porque o traço não está bom. Eu pensava assim na época que eu comecei o Sigma Pi, tanto que a vontade de refazer a 1 por causa do maldito traço encheu a minha cabeça por um bom tempo (de vez em quando isso volta LOL).
Depois que a edição 1 ficou pronta, eu comecei a ver TANTO defeito que eu quase não fui no evento *Anime Dreams 2010* porque estava com vergonha do meu desenho. Mas acabei indo porque já estava tudo pronto mesmo (faltava imprimir) e se não desse muito retorno eu ia aposentar a minha vida de fanzineira, focar meus estudos em alguma área na Química, e deixar o desenho como hobby pra passar o tempo.

Bom, o que aconteceu depois disso tudo vocês já sabem XD Consegui alguns feedbacks muito legais e resolvi colocar como uma meta minha a de aprimorar em quadrinhos, algo que eu faço até hoje. A cada edição busco me superar, colocar mais desafios pra mim mesma (porque não tem graça de você ficar fazendo a mesma coisa só LOL) e me aventurar em outros estilos.
Com o passar do tempo, eu percebi que fazer quadrinhos é algo realmente essencial pra mim. Eu posso ficar um tempo sem colorir, mas sem fazer páginas, não. Não ligo de passar horas a fio desenhando uma página, ou quebrando a cabeça pra um de meus roteiros. Faço porque gosto, e porque gosto do meu projeto. Não faço por obrigação.

Então se você está aí, sentado, quer fazer uma história mas está inseguro porque não sabe se as pessoas vão gostar, porque seu desenho é ruim, ou outra coisa, apenas digo: mexa-se! Desenhe, respire HQ, faça sua história ganhar vida!
Se a sua história for boa, com certeza vai aparecer alguém querendo ler (mas tem que divulgar também, ninguém tem uma bola de cristal pra adivinhar que você fez um mangá XD) e quanto mais você treinar, mais seu traço também vai melhorar. Buscar ajuda de amigos e colegas, ouvir críticas...isso tudo vai contribuir pra que você, como artista, melhore seu trabalho.

O que não pode é se arrepender depois porque não tentou. A gente vive uma vez só, então porque não aproveitar fazendo o que gosta? Pensem nisso =)

Andamento da sexta edição:


Eu tô DOIDA pra lançar logo essas páginas mas ainda falta uns 15% hauahuhuhua

Então vou colocando algumas coisas que já estão meio definidas por aqui.

- O número de páginas dessa edição extrapolou facinho todas as outras edições XD Eu tive que cortar cena e jogar no próximo senão ia fechar isso com umas 70 páginas. Estou vendo uma tendência maluca de fazer capítulos longos demais LOL
- Teremos uma surpresa nesta edição! Sim, andei revisando umas partes do roteiro, e levando em conta os resultados obtidos no meu TCC (post a respeito AQUI) resolvi mudar umas coisas e essa “surpresa” está relacionada.
- Muito provavelmente teremos página colorida! Mas somente pra versão online.
O porque disso é que o impresso vai fechar com um número considerável de páginas (mais de 60) e isso vai encarecer o preço. Se eu fizer colorido, aí que ninguém vai comprar ahauahuhua
- Aumentei a parte de Química do fanzine lol Estou procurando experimentos legais pra colocar nas páginas, se alguém tiver alguma sugestão podem me mandar!
- Quero contratar um colorista, porque ainda não fechei as cores da capa =_= a capinha da sexta edição é essa AQUI mesmo, e logo vêm os chibis que entrarão de brinde pra quem quiser comprar. Assim que estiverem prontos eu divulgo aqui!

Bom, agora é entrar em contagem regressiva pro lançamento da sexta edição! (e eu terminar logo o que falta XD)

7 comentários:

  1. *O*

    Força, Yumi *O*!!!
    É bom ver que está dando tudo certo ^^!
    É bem gratificante acompanhar o progresso de uma amiga ^^.

    Bjos ^^/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela resposta do post passado! Estou muito mais motivado e esse também, vou me esforçar e tentar fazer tudinho! Já fiz muitas páginas e ontem fiz mais partes da história! Agradeço muito a você! Amo sua arte!!! E com certeza vem melhorando cada vez mais com a sua meta a cada edição! Como a Mid-Misha disse, é sempre bom acompanhar o progresso de uma amiga e ver que se quisermos podemos sim melhorar nossa arte. Acho que a sua primeira edição estava até legal, Yumi, não era motivo para ter vergonha... Mas eu te entendo! Eu sinto muita vergonha de algumas coisas que faço, eu gosto, mas quando vou mostrar eu passo a achar vários erros e fico desesperado kk. Amei essa imagem ficou linda! Tomara que você consiga cumprir tudo no prazo! :P Desejo muita sorte a você! Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Yumi, você tá comprando a republicação de Sakura?

    ResponderExcluir
  4. Mi: Obrigada! lol
    Ver o retorno do pessoal quanto ao meu trabalho me deixa cada vez mais motivada a melhorar o Sigma Pi e outros projetos em HQ!

    Matsa: Boa sorte com seus projetos! Isso aí, temos que desenhar LOL
    Quanto a primeira edição eu tinha muita vergonha do traço antes, mas não tanto quanto antes. Eu tive que me esforçar pra fazer aquela edição, e aquele traço de antes mostrou que eu tinha muita coisa a aprimorar.
    Mas como eu tenho mania de perfeccionismo, acabo sempre achando um defeito ou outro atpe nas edições atuais XD Mas o importante é aprender com os erros e melhorar!
    Eu estou comprando a republicação de Sakura! lol ainda que seja mais caro, mas acho que vale a pena ter esse mangá (que foi uma das minhas primeras influências no desenho) numa edição com capa e acabamento melhores.

    ResponderExcluir
  5. Entendo! Eu também tenho mania kkk, mas meu traço deve melhorar ao extremo rs, mas desde quando comecei a fazer a história meu traço vem melhorando! Desde o início desse ano melhorei bastante, eu pego uma imagem e comparo com uma que fiz agora e melhorei muuuuuuito! E desde o ano passado nem se fala. Acho que só com o esforço que dá para desenhar bem, o dom existe, mas se você não treinar nada dele vale.
    Eu também tô! Comprei a edição 3 hoje! Eu amo Sakura, acho muito perfeito rs! Sakura me motivou muito a desenhar, principalmente o mangá! Quando vi toda a beleza que o mangá tinha fiquei muito encantado. Eu assistia o animê antes, mas não gostava muito foi o mangá que fez com que eu gostasse mesmo de CCS(da arte e da história). Mas se não fosse meu irmão não teria comprado o mangá, ainda com a edição amarelada... Meu primeiro mangá do CLAMP!^^ Eu comecei ano passado a desenhar mangá e comprá-los, mas a comprar foi no final do ano... Ainda consegui 23 das 24 porque a 1 não tinha como comprar a não ser em sebos por 100 reais o que nunca daria! então já que tinha assistido o animê achei que dava pra eu ler sem interrupções!^^. O desenho é perfeito. Vale muito a pena! Acho que tá super barato kkk. Porque K-ON! da NewPop é o mesmo preço e tem menas páginas!

    ResponderExcluir
  6. Acho que expor nossos trabalhos propicia no mínimo ums discursão a respeito deles...por isso acho saudável, mesmo que vc tenha que aprender que tem que melhorar...sem isso vc não sai do 00

    Gostaria de perguntar se vcs poderiam me mandar o seu banner pra eu colocar no meu blog como parcerias e divulgação topa?

    ResponderExcluir
  7. Matsa: Pois é, eu sou bastante chata com detalhes então se eu tô vendo algo que dá pra melhorar no desenho eu vou e faço. Mesmo que a cada edição do Sigma Pi esteja com o traço um pouco diferente da anterior hauhuhua
    Preciso achar a edição 3 de Sakura por aqui, adoro a arte no mangá, é muito delicado e fofo *o* um dos meus trabalhos preferidos do CLAMP, só fica atrás de Tokyo Babylon mesmo XD

    Felipe: Com certeza, eu acredito que mostrar seus trabalhos pros outros, e ver o feedback dessas pessoas a respeito é bom pro aprimoramento da pessoa. Mas se ela quer melhorar, ela também precisa ter auto-crítica, aprender a olhar um desenho seu e conseguir identificar os erros. E melhorar com isso, não adianta nada tapar o defeito com o buraco, que uma hora ele vai aparecer.
    Quanto a parceria, aceito sim! lol o link com os banners é esse aqui: http://sigmapi-project.blogspot.com.br/p/parceria.html
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...